Wednesday 28 August 2013

Totalmente fora do contexto...

... das minhas coisas, as belas de ver e sentir.
Não encontro nem lugar nem imagem que lhe seja adequada: tenho porcos, vitelas, touros, cabras, carneiros, galos e galinhas, coelhos, peixes, aves outras várias - abutres de poleiro e olho fino - e até tristes tigres, girafas, papa-formigas, hipopótamos, serpentes e tartarugas, sei lá que mais...elefantes...

Festas de aldeia, nem tantas: arranjaria uma imagem dum grelhador improvisado, mas nada que exprimisse o movimento e abundância que adivinhei quando me contaram "a comida" de uma festa de baptizado lá nas serranias. Feito tudo em casa e servido pela meia dúzia das mulheres da família.
Neste país de fumos e fogachos, neste insuportável viver de más notícias e cortes, foi-me irresistível apontar algumas das vitualhas servidas neste "banquete" de criança para adultos:
1 porco de 30 kg
meia vitela (tudo "na brasa", disseram-me)
presuntos, chouriços e paios ?
vários frangos fritos
4 kg cada, de arrozes variados
10 bolas de carne
150 rissóis de cada: camarão, carne, leitão
igual para bolinhos de bacalhau e croquetes
bolos secos, 3 pão-de-ló, 2 pudins "molotov", 2 bolos de chocolate, 2 tortas do mesmo, 3 tartes geladas, 3 pudins, 3 tartes de fruta, 5 litros de leite cada para aletria, leite creme e arroz doce
saladas, frutas e bebidas.
Eventualmente não apontei tudo nem estive lá. Só me espantei na enumeração, conhecendo que as pessoas são simplesmente "gente comum", sem proventos visíveis.

Heróis da terra, nobre povo!

2 comments:

M. said...

Acho que não vou comer durante meses... :-))

bettips said...

Ou talvez tudo isto nos daria para uns meses largos, tudo bem acondicionado; ou, quiçá (ando com esta!!!) repartido...