Sunday 28 August 2016

Aurélia, mulher artista

Além do nome de uma Escola Secundária, de um ou outro quadro visto no Museu Soares dos Reis ou outros, desconhecia quase tudo desta Senhora. Digo "senhora" pela biografia que agora li: posição, arte, independência.
Tão esquecidos que somos dos nossos famosos: Aurélia de Souza (1866-1922)!
A exposição com muitas das suas obras (também de sua irmã Sofia) e de outras mulheres-artistas desse período, chama-se "Aurélia de Souza 150 anos". Está exposta na Casa Museu Marta Ortigão de Sampaio (aqui ao pé... até me apeteceu bater a mim mesma...) e na Quinta de Santiago, em Matosinhos.
Foi, portanto, um reconhecimento em vários sentidos, feito nestes dias.


Quinta de Santiago, escondida e abafada entre ruelas antigas e construções modernas, é mesmo assim um pequeno lugar poético e agradavelmente sossegado. Suponho que a ampliação do Porto de Leixões, a "magnificência vazia" da Exponor, a construção de prédios imensos em terrenos altamente rentáveis (???), afogou o sítio idealmente altaneiro.
Logo ali ao pé, a Quinta da Conceição onde tanto passeámos há mais de 30 anos (ou 60, se contar a época em que montávamos a tenda, um grupo de campistas "encartados") está desfigurada...
Um choque, cultural e sentimental.




No comments: