Saturday 18 February 2017

O Alentejo IV - Brotas


Há mais de 50 anos que tenho "livralhada" e apontamentos sobre os caminhos e terras portuguesas. Muitas vezes recorri às descrições antigas para encontrar o que (me)é sempre novo: lembro-me de procurarmos um túmulo ??? do neolítico, entre propriedades privadas e caminhos que indicavam "vende-se porcos"!!! Não havia sinais da necrópole de Alcalar, agora já suficientemente conhecida. Nessa altura, inícios dos anos 80, descobrimos também o poeta árabe Ibne Amar/Estômbar e uma gruta que os mais afoitos do grupo espreitaram de bruços. Hoje leio que já foi explorada e fotografada. Mas a emoção de andar "à procura" é inalterável no tempo!
Por isso, tendo lido há anos sobre a aldeia de Brotas, este foi um belo encontro, estando na zona. A lenda que envolve este local, sendo a ermida inicial de cerca do séc. XV, é encantadora.












A pequena estátua de Nª Srª de Brotas










Mais uma vez, foi a simpatia hospitaleira da senhora que tem a sua loja de barros ao lado, que nos permitiu visitá-la e seguir a sua descrição da igreja, azulejos etc, bem documentada.


No comments: