Friday 31 August 2018

Termas de Monfortinho 2005 - 7 Coria

E pelo prazer de conhecer... Coria, junto ao rio Alágon.
Zona história amuralhada do séc. II d.C., castelo do séc. XV, com 20 torres e 4 portas. E há sempre que palmilhar e encontrar, mesmo depois, que já mais de uma década passou...!



Como a Catedral lindíssima, toda trabalhada (em recuperação estava).


















 Portas e batentes, varandas e ferro forjado





O Convento da Madre de Deus, séc. XV, de freiras franciscanas, com arcadas árabes, poço no claustro, chão trabalhado em seixos de desenhos diferentes (círculos, motivos vegetais...)



As freiras fazem doces de amêndoa e vendem, a visita é paga e é guiada por uma delas que nos dá informações, não se pode fotografar (lá me arranjei, sem escândalo e sem caras...). A "roda" à entrada, para as crianças anónimas (serem)abandonadas. Um sistema curioso, nunca tinha visto assim de perto, uma espécie de cilindro giratório... deu-me tanta pena perceber o funcionamento da "coisa" antiga!


Mas para não acabar Coria com este amargo que me dá a fotografia, deixo um batente antigo, porta onde "se bate com a esperança de que se venha a abrir".


1 comment:

Isabel said...

As fotos estão belíssimas.
Gosto muito de portas e batentes. Esta última tem um muito bonito!

Descobri na minha última visita ao Museu Cargaleiro, que também existe na antiga parede de pedra, um espaço onde em tempos também estaria uma roda para recém-nascidos. Eram tempos diferentes.

Beijinhos e boa semana:))