Tuesday 11 December 2018

Caminhos de Santiago XXVI - Santiago de Compostela 4

Comidas e debandadas.
Não terminará a viagem sem uma "passagem de modelos" gastronómica, pelas tapas, montaditos e outras preciosidades, tão bem apresentadas que eram uma festa para os olhos. E de todas as fotos que captamos (eu e M.) parece-me que não há nenhuma repetida.
Por sugestão de uma amiga que andava connosco e conhecia o lugar, Taberna do Obispo, onde só olhar o balcão sugeria fortemente o "pecado da gula"!

Por M.



As minhas visões, igualmente apetitosas e coloridas, de outros ângulos:






No rescaldo da refeição que dividimos entre o "grupo de nós", caminhámos para a praça principal onde se ia juntando o resto da excursão

Casamento bem documentado com balões e muito ruído. Montes de pessoas a chegar, camionetas, de gordos, magros, de chinelos, de calções, velhos, novos (menos), muitos grupos de portugueses que aqui não (me) cabe documentar
Caminheiros de longe, morenas faces, das espanholas Américas???
Um último olhar às tiendas
e já no caminho, passando na autoestrada com Viana do Castelo ao longe
De uma escala de 1 a 10 valores:
- à organização geral dou 5-6 por algum improviso e imaturidade, nomeadamente por nos inscrevermos com tanta antecedência e termos que ir e vir a/de Coimbra, sem aviso prévio, quando afinal passávamos no Porto! Dos guias, um ou outro esforçado, outros nem tanto. É pena que nestas excursões tratem toda a gente como "rebanho".
- à companhia dou 10, este grupo de meia dúzia, onde nem todos se conheciam bem, ou sequer assim-assim, mas que foram tão amigáveis.
Do que sobrou, ficam os apontamentos e outras recordações que se perdem no nevoeiro do tempo.
Que dilui a emoção e os rostos.
Notas avulso que não sei donde vieram mas estão "aqui", das antigas saudações dos peregrinos:
Ultreya: para a frente
Suseya: para cima
Campus stellae: campo de estrelas  (designação atribuída a Compostela?)



No comments: