Thursday 22 December 2022

Férias Monfortinho XXXIII - Galisteo, e volta

Galisteo, ponto de passagem e paragem.

De origens romanas e árabes, aqui se vêem as muralhas que rodeiam a vila. Observar a Porta do Rei...
 

e ver casas construídas na parede da muralha e da parte de fora dela, coisa que nunca vi! Não sei se seria... o bairro da muralha!

Subir ao miradouro Piricutin com uma vista magnífica sobre as planícies férteis do rio Jerte
Abside mudéjar da Igreja Nª Srª da Assunção,

 

e a chamada La Picota, torre de ménagem do castelo


E andando pelas ruas até ao centro, as pequenas "coisas" das pessoas comuns
Com uma baixa densidade de povoamento por Km2, a verdade é que quase não se via viva alma!




De algum "bocadillo" nos alimentámos e ala que se faz tarde... rumo a Monfortinho, com um céu magnífico!


Saudades que, ainda, sinto de um lugar tão despretensioso, tão "caseiro", calmo; e tão à mão de tantos outros pontos de interesse! Virado aos quatro pontos cardeais. Sei que está fechada há anos, a pensão, e é uma pena, teria todas as condições para ser um sítio bom e económico. Mas como a sociedade actual está virada para o luxo, os bês-enes-bês de engano, os turismos de habitação exorbitantes (tantos desabitados!)... Não sei para onde poderão ir os seres normais que pretendem apenas limpeza, sossego e tratamento familiar, sem ser com a nobreza e os salamaleques das pousadas!




 No dia seguinte, no caminho para casa, atravessando o mapa na diagonal:

 

...reparar no rasto de lixo que as pessoas deixam, depois de ter estado em horizontes amplos e "nos lugares limpos"


Às vezes fazemos isso: desviar para pequenas coisas que nos chamam a atenção. Mas o meu (verdadeiro) gosto era seguir ao acaso, um dos sinais que se vêem nas estradas, certas coisas que andam há décadas na ideia. Há nomes tão sugestivos por este país adiante...

 


2 comments:

A Nossa Travessa said...

Cara betipsamiga
As gentes de Monfortinho devem pensar em erigir-te uma estátua ou mais modestamente afixar uma placa com o teu nome na praça principal da localidade pois para além das consagradas termas só tu tens escrito (e fotografado), bem acerca da região, na raia com a Espanha.
Navegando pela blogosfera dei com comentário teu no blogue da Rosa dos Ventos, que achei interessante; por isso vim cá e descobri uma verdadeira reportagem.
Como jornalista (reformado, 81 anos, mas creio, dentro do “prazo de validade”) gostei do que aqui encontrei: do que li e do que vi. Fui chefe da Redacção do “Diário de Notícias” ali na Avenida da Liberdade, mas também fiz rádio (ajudei a fundar a TSF), televisão, escrevi (até à data) três livros e tenho um blogue http://anossatravessa.blogspot.pt que gostaria que visitasses e cumentasses (com o… gosto de umas pitadas de humor).
Beijos & queijos
Henrique

bettips said...

Muito obrigada pelo belo comentário à minha modesta travessia. Não tenho, verdadeiramente, tempo para tanta gente que conheço e que fui conhecendo até pessoalmente, nestes tantos anos de cruzamentos na blogosfera. Por isso me limito a alguns. Creio que a si o conheci há muito na "Travessa do Ferreira". Obrigado, cumprimentos, boa disposição e saúde a rodos.