Thursday 1 March 2018

Camélias II

Elas são todas diferentes e todas misturadas, de cores e formas. São centenas de espécies! Eu debruço-me para as que estão mais perto dos olhos e trago-as comigo. Deixam de ser efémeras e ficam.
Homenageio-as como posso ou sei.
Uma vez, há muitos anos, ofereci a um casal que tinha uma vivenda e um jardim, e para celebrar um reencontro, um japoneira branca, já criada, de flores dobradas. Num viveiro, custou-me 5 contos! era pouco comum, era um presente "de futuro".
De uns 50 ou 60 cm de altura, entre risos e esperanças, abriu-se um buraco, tirou-se do vaso ... plantou-se e seguiu-se o plantio algum tempo.
Das poucas vezes que lá fui depois, vi-a crescer, aquelas folhas brilhantes que parecem enceradas, as cabeças brancas, primeiro tímidas depois pujantes. Estará agora muito mais alta que eu, terei uma foto algures mas já também com mais de 10 anos.

A pessoa em causa trouxe-me "uma vez" um ramo, normalmente não se apreciam estas flores. Eu fiquei contente, era um aceno que me vinha de anos e anos atrás, um outro tempo jovem.
Estando com a mão nas "brancas", aqui ficam elas, as da Junqueira.
























Olhando-as, não "nos olhos" mas no coração, algumas translúcidas.

No comments: