Saturday 15 August 2020

Andaluzia - Granada I

Alhambra é um fascínio.
Em língua árabe quer dizer "vermelha" e sem dúvida que o tom peculiar de algumas das pedras dos muros de defesa faz justiça ao nome, especialmente se se vê com o sol já a declinar.
É uma grande fortaleza/cidade medieval, construída pelos árabes Nasridas para instalar o seu belo palácio, no cimo da colina La Sabika, que domina o vale da cidade de Granada e o bairro Albaicín. Com edifícios reais, tanto dos muçulmanos como posteriormente dos cristãos, pátios e lagos, fontes, terraços e pomares. Sublime.
De notar que a rede hidráulica de abastecimentos de água à cidade foi criada durante a época muçulmana, a partir dos vários afluentes do Guadalquivir, como o rio Genil.
De tantas reconstruções e transformações, de pilhagens (napoleónicas), ficou-lhe mesmo assim uma grandeza que se desdobra em paisagens e maravilhas arquitectónicas.


O jardim da villa Generalife, hortas e jardins de lazer











Parte lateral do Palácio de Carlos V construído em 1527, e a fila para ver "O Leão" restaurado. Soube assim que o famoso Pátio dos Leões, onde se irá passar mais tarde, estava em recuperação e "sem leões".
Mas sempre se procurou andar e ver o que era possível, evitando os ajuntamentos - que eram muitos!


No comments: