Sunday 6 September 2020

Andaluzia - Granada IV

É curioso, as coincidências que me surgem do nada. Peguei num livro antigo à sorte, há uns tempos: "Leão, O Africano", de Amin Maaluf. Ao mesmo tempo, andava por aqui, a sistematizar recordações de viagens. Ora o livro começa, precisamente, em Granada, o protagonista e a família, muçulmanos, vêem-se obrigados a deixar a cidade, depois do cerco e conquista dos Reis Católicos espanhóis. E assim, há referências históricas, de hábitos e de lugares que me levam, num corrupio, do passado para o presente.
Este rebuscado presente que aqui desfio, com alguma emoção, pelo fio contínuo dos dias passados sobre as coisas e as pessoas, novas e velhas.
Não se procuraram nomes, locais famosos como a "alcova do sultão"... além de muita gente por todo o lado, não havia "horas" que bastassem para isso: das 12h às 17.00h, sempre a andar. Tudo se pode aprender, ou apreender, com o olhar atento e curioso.
Sei, por exemplo, que a caligrafia árabe e citações do Alcorão, se encontram espalhadas pelos painéis e paredes, portas ou recantos. Por vezes, apareciam-me, definidas.




















Um escritor romântico. Como nesse lugar se é invadido pelo romantismo!

No comments: