Saturday 31 July 2021

Mar a Norte III

É provável que o vento e o modo de ser peculiar das praias nortenhas nos levassem a tentar alternativas e revisitar outros lugares, de conhecimento e preferência antigas. Aconteceu uma vez, nos anos 80, no único acampamento que fizemos, no Pinhal da Gelfa: com tal chuva, ou nevoeiro, e humidade que não tivemos outro remédio senão sair para outros lugares. E encurtar o "campismo", vindo para casa de noite, a 30 ou 40km à hora, com o carro cheio de tralha, como um ovo. O nosso filho ficou doente, com tosse, durante meses! Para nunca mais serviu a tenda. 

As minhas "naturalezas - como em tantas coisas - deram para o torto, mesmo.

Atravessando o rio Lima,
Praia de Samil e as Cies, sempre encantam. Conhecemos aqueles lugares dos anos 70 e sempre aprecio terem arranjado a marginal, deixando zonas verdes, árvores, lugares e piscinas para as crianças, pequenos bares e esplanadas onde apetece estar
Umas horas por ali e seguindo em direcção a Baiona. 

O Parador de Baiona, castelo e fortificação de Monterreal que remonta ao séc. XII e foi sendo modificado nos séculos seguintes. Será um hotel-lugar deslumbrante!
Toda aquela costa norte até La Guardia é muito bonita, algumas enseadas de areal convidativo e muitos, muitos, rochedos de formas extraordinárias e agrestes.



Até chegar já muito tarde, a um restaurante de que nos tinham falado, onde o arroz de marisco é muito bom e bem feito.


No comments: