Da mil ideias acrescentadas, amanhece a vontade. Nomes de escola: Juromenha, D. Afonso Henriques, Geraldo o Sem Pavor... séc. XII.
Nossa Senhora do Loreto de Juromenha, lugar ocupado por celtas, romanos e muçulmanos. A fortaleza abandonada foi, durante séculos de lutas, o bastião de guarda contra a Espanha. A solidão - mais o habitual desleixo, não sei como estará agora... - e a beleza do lugar. O caminho até lá, por estradas vagas e solitárias.
O Guadiana
Espantou-me ver como estava arranjada e cultivada a outra margem!
E o poiso das andorinhas. Mas era triste andar entre ruínas e paredes destruídas, lixo, não fora a Natureza alegrar os cantos
Os Portugueses... "altos castelos, verdes e amarelos..."
Uma das coisas que gosto de fazer, com a tecnologia que agora "não vai ao livro", é colocar o mapa que nos (pessoas, países) foi inventado pelos states (e lá deve estar escarrapachadinho) e pôr o homenzinho amarelo a andar...Encontro agora muitos anúncios, muitos buquingues, muitas camas lá para nowhere. E neste caso, apesar da vila me parecer ainda degradada, caminhos e construções, lá estão umas casas de turismo, idílicas, nas Terras do Grande Lago, como lhe chamam.
1 comment:
O homenzinho amarelo és tu, menina!
Post a Comment