Monday, 9 August 2021

Centro - Outro mar V

O mar nunca me aborrece ou agita, pelo contrário, acalma-me. Nos últimos anos, apenas o vento ou a saúde me impedem de estar perto dele. Mas, se o vir/visse ao longe já me considerava "muito feliz". Será por isso que me angustia e chateia ver tantos milhares de casas fechadas, as janelas-pálpebras mortas, com as paisagens em frente a elas sempre em mudança.


A Praia Grande do Rodízio faz parte do Parque Natural de Sintra Cascais. No extremo sul da praia, há rochedos enormes onde geólogos encontraram, em 1981, pegadas de dinossauros. Calculadas serem do período Cretácio, estas com cerca de 110 a 115 milhões de anos, parte do conjunto ruiu e está interdita a sua subida ou passagem. Encontrei na net muitas fotografias delas mas com tantos constrangimentos de usar "o autor", não me atrevo a colocá-las aqui. Fica-me o olhar e a vontade.



Quem foi o brincalhão que ali em cima colocou uma pedra enorme, em equilíbrio? Estas coisas sem explicação fascinam-me...


E agora, só mares, rochas e transparências.











Por acaso, quando há anos tirava fotografias ao que via/gostava, nunca imaginei que me daria tanto gosto revê-las aqui e agora, neste tempo tão estranho, e conflituoso e perigoso, em que se vive. É, para mim, um bom refúgio da realidade incontornável. Que assim contorno.


No comments: