Sunday 23 January 2022

Penafiel - Escritaria 2009 II

Faltam algumas do que fui vendo em Penafiel. Aqui mais um apontamento de Arte: Armanda Passos, falecida há uns poucos meses, com 77 anos. Obras nas paredes em azulejo de uma galeria de acesso ao Museu. Conheci-a pelas suas inexplicáveis, enigmáticas e enormes figuras de mulheres e bichos, num colorido de fábula. Acompanhada das belas palavras de Urbano Tavares Rodrigues (Escritaria 2008):

"Espero ainda um tempo de luz em que floresça a igualdade e o livro seja o rumor da fonte que se partilha"


E faço-me uma pergunta que me surge há tempos, ao ver os separadores da rtp2: em vez dos incompreensíveis mamarrachos de um qualquer pintor (de paredes, me parece), porque não apresentar imagens de obras dos autores deste "portugalete", gente nossa que ganha prémios lá fora e aqui é praticamente desconhecida? De tantos pintores e escultores sombreados pelos silêncios...

Assobiam para o ar mas a minha vontade é "dar tesourada nas elites"!


E, finalmente, aqui no auditório com Saramago e amigos das suas palavras, livros e autógrafos




 

Aqui acocorei-me a seu lado para um só autógrafo e disse-lhe que conheci melhor a Natureza e o nosso país pelo seu livro "Viagem a Portugal", 1981: sorriu-me abertamente, tão bom.


Como profeta da vida profana: em verdade vos digo...

Pela sua mão inteligente, revivemos o passado: de escritores, de pedreiros, de sonhadores, de viajantes, de Lisboa, de Mafra, do Alentejo... 

Neste ano em que faria 100 anos (16.11.1922 - 18.7.2010) comemoro este seu centenário, lembrando-o como o vi e vivi, em 2009. 

Adeus, Amigo. Vives na Fundação, nos que te estimam e na minha biblioteca onde às vezes procuro as tuas palavras.


1 comment:

M. said...

Uma ternurenta homenagem a Saramago. Uma presença.