Wednesday 23 March 2022

4 dias em Lisboa - 6

Os dias que se desdobram...



Quantas vezes (me)reparo que não tiro fotografias "só" às coisas mas aos seus reflexos!


 

A "minha" boneca vislumbrada, em pé à direita: era maior que eu... e a única vez que me permitiram "sair à rua" com ela ao colo, tiveram de a carregar à vinda para casa! Mas não seria por isso que não brincava com ela, éramos todos muito poupados, até nas alegrias.


O gato posando para mim...

e, reparando naquilo que detesto, além do abandono ou ruína das casas, os escritos anárquicos, feios, nas paredes. Penso que os "sprays" não são tão baratos assim e nem escrevo o que faria se tivesse autoridade e encontrasse grupos destes em acção!

 

Pelo que procurei, penso que agora ??? estará recuperado este majestoso edifício pombalino, o Palácio Ceia, lá funcionando actualmente a Universidade Aberta. Quando ali passei estava completamente "desgastado"...



Tantas vezes o rio ao fundo, nestas colinas de Lisboa!

Nessa tarde, estava programada uma sessão no Teatro Municipal S. Luís, ir ouvir Luís Miguel Cintra (saudade de saber dele, aquela presença e aquela voz...) a ler poesia de Luísa Neto Jorge. E por falar em poesia, a estátua de Fernando Pessoa na sua praça.

Revejo o ter passado no átrio do Museu do Chiado e não o ter visitado, o que aconteceu várias vezes depois, ora pelo horário, ora por estar parcialmente fechado; e tenho muita curiosidade.com.

De novo o lugar do monstro, o Adamastor, e eu tentando fugir da multidão e ver o rio e o pôr do sol. Como Camões o descreve, na demanda de Vasco da Gama em viagem para a Índia (texto retirado da net)

Não acabava, quando ua figura

Se nos mostra no ar, robusta e válida,

De disforme e grandíssima estatura;

O rosto carregado, a barba esquálida,

Os olhos encovados, e a postura

Medonha e má e a cor terrena e pálida;

Cheios de terra e crespos os cabelos,

 A boca negra, os dentes amarelos

Vendo contudo, num canto ali mesmo, também a fealdade monstruosa do mundo de hoje, do lixo e desinteresse pelo património tão nosso


"O sentimento de Si" como o diria António Damásio e eu o pensei ao ver a senhora que seguia à minha frente, devagar...
Os pormenores deste portal, além dos motivos em pedra: rosas em relevo!
Por vezes, sinto que o (meu) coração bate "de lado"



Fim do dia e jantar com amigos do teatro e família chegada. No belo e apetecível "Kaffeehaus". Uma curiosidade que se descobriu depois de ter ido a Viena e é bom recordar os sabores e os costumes de outras paragens.



No comments: