Monday 14 March 2022

Lisboa - Ano 2010 - Casa do Alentejo

Para nos juntarmos, pessoas que mal ou bem se conheceram neste mundo internético, organizou-se um encontro e jantar na Casa do Alentejo. De caminho, ainda tivemos tempo para visitar um bar irlandês perto do Cais do Sodré, o O'Gillins. E no passeio se fez tempo para o extraordinário edifício e ajuntamento pessoal. De quem muito ama o Alentejo.

Confesso a minha curiosidade "antiga" por visitar esta casa. Há notícia de ter sido edificada no séc. XVI, depois pertenceu aos viscondes de Alverca, tendo sido muito modificada no início de 1900. Daí a profusão de elementos decorativos de tantas origens. Fiquei completamente encantada, pelos corredores e salas adiante. Dos azulejos da sala onde se jantou, da refeição que por acaso não foi nada de especial, tenho poucas fotografias, visto que me foi mais importante o convívio.


Mas sem dúvida que os motivos árabes casam bem com aquele ambiente faustoso. Donos das herdades em tempos outros, combinando as suas colheitas e tertúlias. Calculo que depois do 25 de Abril se lhe juntaram elementos mais terra a terra.


Não fazia ideia...




Do átrio às salas, dos tectos, às paredes, às mobílias, ao chão, às pinturas e esculturas, verdadeiramente um tesouro!





Os sinais de presenças antigas no aspecto usado das cadeiras



Graciosidade e sensualidade atractivas





1 comment:

M. said...

É na verdade muito bonito, este espaço. É ideia minha ou também estive nesse encontro?