Wednesday 20 July 2022

Uma semana em ilhas III - La Palma

Depois de um enorme (:::) parêntesis, ou seja na viagem de Maio para o Sul e a passagem em Évora, volto aos dias de Tenerife, com alguns lugares de La Palma que adoro (re)lembrar. Fiz descrição extensa e completa desta(s) viagem(s) em Agosto de 2017, os longos dias do Verão dentro da casa/casca. Assim volto aqui, talvez confusa, porque tudo isto aqui solto é variado, no espaço, uma forma muito minha de, revendo, viajar outra vez. Relendo o que escrevi há 5 anos e que nem me parece "meu". Descubro percursos e informações que na ocasião me passaram, pela intensidade e pressa das horas vividas. 

Meses passados da erupção do Cumbre Vieja, três meses de furor e terror, como será o espírito dos residentes ou deslocados, como será a paisagem mais acrescentada de rios negros? Apontamentos ainda do dia intenso em La Palma, no velho ano de 2010.

Nossa Senhora das Neves e os pequenos quadros de ex-votos com séculos de História de devoção




Foi depois disto que visitamos a Caldeira de Taburiente e toda riquíssima flora daquele Parque Nacional, com a floresta laurissilva que se encontra bem definida nas vertentes sombreadas e húmidas. Fica também na memória o velho restaurante numa cave que, pelo que lembro, pertencia a um casal madeirense. E as inúmeras voltas entre plantações e penhascos, para chegar de novo a Santa Cruz de la Palma. Muito à noite se voltou, devíamos estar derreados de tanta viagem e paisagem: já não há fotografias.

 


No comments: