Friday, 22 July 2022

Uma semana em ilhas V - Tenerife/Orotava

Depois de El Tanque, segue-se para Garachico, povoação muito antiga fundada em fins do séc. XV. De um dos belos miradouros, com vista para o "Roque de Garachico", o penedo solitário mesmo em frente.


Atravessando campos de cultivo e de bananeiras,
até chegar a Icod de los Vinos, com a famosa árvore que se diz ter mais de mil anos: um dragoeiro com 300 ramos! Se fosse um livro que quantidade de informações teria nele...

Uma das visitas previstas de que gostei muito: o Pueblo Chico. Trata-se de miniaturas perfeitas e pormenorizadas de todas as ilhas do arquipélago, do terreno e das montanhas, praias, construções, estradas, salinas. De uma coisa que parece para crianças tem-se uma visão das extraordinárias diferenças em 7 ilhas e vários ilhéus dispersos, ali na costa de África: Tenerife, Gran Canária, Lanzarote, Fuerteventura, La Palma, La Gomera e El Hierro. A história do povoamento, descoberta e conquista destas ilhas é fascinante e mergulha nas origens dos povos berberes do norte de África, mencionados pelos egípcios cerca de 4.000 anos A.C.


Orotava, uma cidadezinha preciosa que se percorreu a pé. Na praça principal, há uma tradição de desenhos minuciosos com as mil e uma cores das areias e pedras desse outro mundo



Passaram no Loro Parque mas não visitei, fiquei por ali, à entrada: vi mais camelos, avestruzes e o ar de todas as coisas.

Atravessando em diagonal por mil desfiladeiros para Santa Cruz de Tenerife, a capital. Por lá se andou, os jardins são bem cuidados e exuberantes. A engenharia das praias entre plataformas de rochas é notável.




Pois... agora apetecia-me mapear... todas as estradas e caminhos percorridos.


No comments: