Embora se encontrem vestígios da ocupação paleolítica, Mérida (Emérita Augusta) foi fundada pelos romanos no séc. 25 a.C. para os "eméritos" comandantes das suas legiões descansarem depois das batalhas: uma espécie de reforma dourada. Conquistada e perdida pelos povos do costume, os quantos que pela Península Ibérica pelejaram, passou a pertencer ao reino cristão em 1230. Capital da Estremadura, todo o seu conjunto arqueológico se encontra inscrito no Património Mundial da Unesco. Merece-o.
Mesmo andando perto do hotel encontram-se vestígios de edificações romanas em simples muros de rua. Na direcção do Anfiteatro e Teatro Romanos
E de tudo isto o que posso acrescentar? Maravilhoso, andar ali pelas calçadas romanas de tantos séculos, observar as bancadas que tantas vezes serviram para "as festas" sangrentas, ir pelos túneis perfeitamente escavados e preservados,
E passar para ver o Teatro. Como demonstrativo da política romana durante o seu Império, o chamado panem et circenses - "pão e circo" -, terá algo a ver com esta proximidade, do Anfiteatro com o Teatro.
E sei lá porque me lembro do mundial este ano, ao ouvir os acústicos gritantes das aves de arribação neste prédio-fantasma?
No comments:
Post a Comment