Saturday 14 October 2023

10 dias - Sintra/Lisboa XIII

Tento dizer para mim mesma que não é possível sistematizar tanta memória e tanta fotografia! Ao fazer estas coisas soltas e apontamentos, pensei: cada lote, cada "file" e por cada acontecimento, escolher momentos significativos dos últimos anos. Hoje é Outubro de 2023 e estou ainda a rever as saídas, ou as visões, de Junho 2011. Não me chegará a vida para tantas lembranças. Adoro escrever, adoro fotografias, adoro rever os lugares por onde andei, descobrir significados, sítios, que eram apontamentos e agora aprofundo. Sossega-me fechar-me aqui mas... as forças começam a abandonar-me, os compromissos do dia a dia, meus e dos outros, as queixas dos distúrbios de saúde, minhas e dos outros, não dão interregno. 

Num repente, volta tudo como se tivesse sido ontem, porque os dias não andam para trás, partem à minha frente, à desfilada. Apenas a cabeça e os olhos se sincronizam neste prazer. Por exemplo, hoje falava-se da Caparica, Fonte da Telha: as fotografias que tenho dessa saída estavam-me na memória mas isso aconteceu em 2008!!!

10 dias desmultiplicados: neste dia 2 de Junho 2011, a volta à tarde foi ir a Lisboa. E antes disso, a manhã esplêndida no volteio do mar, no brilho das rochas e das ondas. Olho para as horas imensas, esticadas pelo dia inteiro: tudo me parece impossível!

(Tem estado um tempo de muito calor, meses. Ontem as bátegas pesadas vieram num repente; se calhar vivo imersa numa nuvem de passagem que em breve se transformará em chuva...)



Agora e nesta fotografia em particular, lembrei-me das trapalhadas com os correios, a minha amiga-conhecida  e "A Decadência das Falésias"!


 Do que gostava de fazer, em férias
 

 

Tomando o caminho da costa, Cascais, Estoril e beira Tejo



 Do que reparo ter graça!



Uma hora após a passagem pela costa, chegou-se à "casinha na árvore" familiar

Donde para um lado, os aviões do fim de dia,
para o outro, a margem sul do rio Tejo

Éramos livres e felizes e pouco o sabíamos.


 

1 comment:

Anonymous said...

Li-te e senti-te com uma enorme comoção. M