Friday, 30 January 2026

Algarve 2ªfase - O regresso

Horas de dizer adeus às praias e às meninas andorinhas novas, já crescidinhas


 às cabras que atravessam estradas pacificamente

Olhar de longe Mértola

 

E a mania continuada que tenho de tirar fotos em andamento, para nada, para os campos esboçados na paisagem


Paragem nas Minas de S. Domingos e a sua praia fluvial

Desde há anos (2001) que paramos em Serpa e gostamos muito deste lugar (que era pensão e se tornou hotel, mesmo assim acessível) e gostamos da casa térrea, da singeleza das instalações, da decoração; e é claro, das pessoas com quem falamos. Aspectos interessantes: o dono é de Braga, o filho, quando o conhecemos era pequeno, entretanto casou e tem uma criança, as galinhas que andam pelo quintal deles mesmo ao lado nunca são mortas para comer, apenas andam por ali!

 

Dia de passear, é uma terra amena. Eu, que gosto tanto de "mar", adoro aqueles campos!



Andar à volta das oliveiras que têm mais de 2 mil anos. Sabe-se que foram transplantadas de herdades nos anos 50/60 para ali todos as vermos. Encantada com as formas incríveis e a vivacidade das folhas.

Acho que foi a primeira vez ali que fomos petiscar, a um lugar onde vão as pessoas da terra. O Lebrinha. Sempre cheio, comemos de pé e em cima de uma arca de gelados...

O Jardim Municipal, pequeno mas impecável, belo, sossegado

Devo ter fotografias de tudo nesta terra especial, estas são de Junho 2012


 

A seguir ao alojamento, o caminho em direção ao Guadiana sempre me encantou. A primeira vez que fomos ao Pulo do Lobo, o carro que tínhamos nessa altura, patinou na lama do caminho rudimentar e apanhamos um susto. Também apanhamos uma caloraça, a descer, e a subir, para o rio que passa num desfiladeiro lá abaixo!




O casal solitário como que se ampara no campo deserto.

 


No comments: