Wednesday 19 July 2017

Voltar a Sevilha - 3

Da Catedral imensa se diz ser a 3ª maior do mundo católico (construída sobre uma antiga mesquita e inaugurada em 1528?), o que faz jus à enorme influência da religião católica em Espanha e a magnificência que lhe veio dos descobrimentos, nomeadamente as várias "Américas". Ao lado, o que não pude ver bem, nem na altura me apercebi (mas deverá estar por aí algures nas fotografias), encontra-se o edifício do Arquivo Geral das Índias, inaugurado em 1785 para reunir todo o acervo histórico das viagens espanholas, com milhares de documentos, mapas, livros.
Entretanto, a multidão para bilhetes e entradas não me animou, nem tinha especial curiosidade em (mais) uma catedral. Entrámos pelo lado, uma parte menor que estava aberta e fomos percorrendo o edifício a toda a volta. Com aspectos muitos belos.
 




A Giralda, torre que se vê de longe e tem nitidamente características árabes








Fascinam-me estes batentes (e outros) gravados em minúsculas formas e caracteres
Aí vão elas, cores garridas e esvoaçantes, iriam dançar dali a pouco, num dos largos junto da catedral




Impossível ver tudo... irei deter-me nos pormenores das ruas mais que nos santos!


2 comments:

M. said...

Também lá estive e fiquei fascinada, mas não me lembro de ver o batente lindíssimo que me trouxe à ideia os corações de filigrana de Viana do Castelo. Bonito um coração ser um batente, não achas?

bettips said...

Bate certo, bate a sério, bate louco, bate leve, batente das emoções.
Sim, lembraste bem, Viana, eu só vi "mourama". Obg