Monday 9 July 2018

Aljustrel e outras coisas à volta - Monte da Juliana

Como sempre, não é o fim em si que mais me interessa mas sim os caminhos para lá chegar! E este, procurando um restaurante perdido no mapa, revelou-se de uma beleza estonteante.



 Irresistível!


 Casa, hóspedes e supermercado nas margens




E o prazer do restaurante, algo simples mas bom

Espargos com ovos e um cheirinho a alecrim
Como gosto destas ruas, humildes ou mais rebuscadas mas onde, se se vem à porta, se encontra "terra"!

Sopa de cação e migas, pois! como iríamos comer várias vezes em férias, sem cansaço


E a caminho de Santa Vitória.
Estela funerária encontrada em 2015, por estes locais, datada de 1600 a 1200 a.C, foto retirada da net, no "Portal de Beja".

O que aprendi andando à sorte, é que os lugares das vinhas e lagares são geralmente sítios escolhidos pela região, pelo solo, exposição solar, etc. Nunca mais me esqueço de uma visita à Herdade do Esporão, há alguns anos, onde não me importava de voltar!


E tudo isto vendo os lugares à volta da barragem!



Só me custou ver as oliveiras demasiado podadas; e também não ter tirado fotografia às rosas, no caminho do Hotel Vila Galé.
É curioso ter conhecido esta "marca" de hotéis, precisamente por Lisboa (Vila Galé Ópera) e gostar dos lugares e decoração que escolhem. Sem ser de super luxo, são lugares temáticos e agradáveis. Estou a lembrar-me do "Albacora", que visitei, e do na Ericeira que deve ser sublime!

No comments: