Friday 14 February 2020

Porto - Tardes com árvores 1 - Exposição livros

Aproveitando o passeio "com árvores", viu-se uma exposição no Palácio de Cristal, de livros e notícias de antes do 25 de Abril 1974. Não fiquei admirada, sabia-se que a Censura salazarenta se estendia a todas as publicações. Só mesmo escrevendo por metáforas, ou se os agentes da comissão de censura eram tão burros e analfabetos que não percebiam o que liam, escapavam algumas coisas.
As listas são um modelo impressionante, não só de livros ou gente sob vigilância que tratavam outras políticas como de romance realistas.
Porque vivíamos "numa casa portuguesa, com certeza ...". E mais não digo de todas - e imensas - as letras e cantiguinhas que me vêm à cabeça, no desfiar dos anos da ditadura e do cinzentismo fascista.






Viu-se, observou-se tudo. Daqui e destas fotos, não se tem ideia do verdadeiro muro que se erguia à nossa frente. Saiu-se para o arvoredo e as ruas que tão bem conheço. O nojo e a indignação eram muito agudos.
Precisava de AR.
Recolhendo azulejos, como sempre



 e as fachadas de capricho

as meias-portas da época, sei lá se não seria ali o colégio e creche de freiras (não se falava em infantários...) para onde ia ser guardada umas horas, nas tardes em que a minha avó trabalhava nas limpezas




Chamavam-lhe o Palácio do Bispo, disso me lembro, e tinha um belo jardim para a Rua de Júlio Dinis que se podia ver ou adivinhar e eu notava. Vinhas e camélias. Prédios e mais prédios de luxo surgiram, não sei se o bispo ou a igreja venderam os terrenos, mas se o fizeram não foi um empreendimento ou favorecimento "à caridade".




No comments: