Sunday, 5 July 2020

Lisboa e o Jardim Tropical 1

Ao fundo do jardim, as traseiras do Palácio de Belém. Com tantas coisas que pensar da governação em 2007, o "patarata" (para não lhe chamar outra coisa feia) e família não teriam tempo para olhar para e pelas estufas - mandar renovar, mandar cuidar - que se antevêem. Mal-empregado, se diria no tempo da minha avó!

E cuidado! Não se lembrem agora de desfazer ou pintalgar as estátuas, para esquecer e negar o que foi a História dos povos. Todos sem excepção foram piratas, déspotas, conquistadores de outrem, exploradores de recursos humanos e outros.












Aqui o palácio dos Condes da Calheta, sendo agora chamado Museu Agrícola Tropical. Serviu para a exposição colonial de 1940, em pleno regime do Estado Novo.




As estufas estão fechadas, são uma beleza de elegância em vidro e ferro forjado, dos inícios do séc. XX



Li que algumas das estátuas foram compradas por D. João V


 



Assim me fica a ponte, do que penso, do que vi, do que escrevo. Algo estragada...
***
Infelizmente, não vou conseguir - para já - tratar os meus escritos e imagens como fiz todos estes anos: há modificações na estrutura de carregar as fotografias, o que fazia a partir do MEU computador e das MINHAS imagens, dos MEUS álbuns pessoais. O que chamam "novo blogue" é muito mais restritivo e obriga-me a arrastar imagens dum hipotético ??? google álbum, ter outras ligações que não compreendo: nem tenho telemóvel, nem apps, nem faço posts a não ser com o velho computador e os meus arquivos pessoais.
***

1 comment:

M. said...

Há 13 anos que não vou a este jardim. Estou com uma vontade imensa de ir lá. Esteja ele aberto...