Friday 27 November 2020

Lisboa X - Gulbenkian

Visitámos pela primeira vez este lugar nos anos 70, com um amigo, o A. Lembro-me de lhe ter dito

- Nunca nos tinhas falado desta Fundação, isto é como "lá fora"! 

(porque "lá fora", Londres, era o meu termo de comparação para a beleza e a estética de museus e jardins.)

A Fundação Calouste Gulbenkian tem uma História, com letra grande. Sempre que se pode, vai-se lá, ao menor dos pretextos... Pode ser apenas um ponto de encontro ou uma exposição ou somente um passeio. Uma obra de orgulho sem preconceito, que é aberta, acessível, encantadora, pacífica. O edifício, os museus, os jardins. Um dos arquitectos e paisagistas que logo fixei - morreu há dias - foi Gonçalo Ribeiro Teles. Em boa hora se ultrapassaram tantos obstáculos e entraves do "estado" que havia então.

Uma colecção de arte única no mundo. Nos seus estatutos, a Fundação refere a Arte, Beneficência, Ciência e Educação. Parece-me bem! E quantas vezes me deparei com o mecenato desta organização em tantos sectores e artistas. Que pensamos nós, os pobretes e alegretes, sempre tão modestos, sempre tão mais ou menos, como o "botas"?

Deixámos a casinha e a paisagem com a certeza de voltar. 

Fomos ao encontro de M., ver uma exposição de "Toldos de Artistas", de várias partes do mundo, desenhos estampados em tecidos que rebrilhavam ao sol, naquele dia tão bonito.

Eram muitos e todos eles originais. Os efeitos de luz e sombra. Logo a seguir e em casa, com os meus preciosismos, fui distinguir "de onde" eram os artistas: de cá, do Brasil, Moçambique, Turquia, Londres, Hong Kong. Uma ideia muito bonita.







 

Ainda "orientalizada" pelo que tinha visto no dia anterior, adorei estas crianças que flutuavam na brisa ligeira como se respirassem, como se sonhassem.










2 comments:

M. said...

Sim, foi uma exposição muito interessante, uma ideia original. Uma espécie de tapetes de pernas ao contrário: olhar para cima em vez de olhar para o chão. Interlocutores entre a terra e o céu, mexendo suaves entre sombras e luz.

bettips said...

Enriqueceste-me as ideias com os tapetes voadores! Merci pour ce certain regard.