Tuesday 30 March 2021

As (irresistíveis) Camélias de colecção

Como nunca me canso delas... e estas são "antigas" e diferentes... digo para mim mesma que sou livre de recordar e projectar aqui essas belas recordações!

Exposição de camélias no Palácio de Cristal, onde as variedades menos comuns me atraíram. Gosto de as ver ao ar livre, descobri-las entre os ramos, mas aqui estão juntas e dispostas como enfeite. E por isso,  ficam nestes apontamentos, de factos repetidos e anos passados. Das mais diferentes cores e formatos.

De impossíveis tons de rosa








De vermelhos vários
 




As brancas e as "outras"









E as amarelas, tão raras de encontrar


Algumas lembram-me "As bailarinas" de Degas, todos os seus quadros de flutuações, de mulheres e tules esvoaçantes. Um palco no olhar.


9 comments:

UmaMaria said...

São lindas! Adoro as amarelas. Ai se tivesse um jardim....

CCF said...

Não consigo imaginar uma exposição de camélias...estão em vasos, colhidas? Deve ser uma coisa com uma duração muito limitada. Mas que são lindas, lá isso são...
~CC~

Alberto Oliveira said...

Se precisares de curador conta comigo. Apenas terás de tratar do espaço. O Palácio de Cristal tem bem espaçoso. Cabem lá todas as tuas camélias. Um abraço risonho e legível do Alberto e consorte.

bettips said...

Ah... Amigo, precisava era de "um curador" para mim, destas maleitas espirituais que não exponho. Afectos para vocês dois - somos gente com(n)sorte... - daqui!|

bettips said...

Algumas em vasos mas a maior parte em arranjos, em mesas ou taças. Geralmente um fim de semana. Imagino o trabalho dos expositores pela delicadeza dessas flores tão frágeis. Mas é um concurso e há imensos expositores (até de Espanha), escolhendo a mais "diferente" e perfeita. E surgem camélias de novas formas e cores. Eu só as aprecio.

bettips said...

... ai ai... se eu tivesse um jardim passava menos tempo "aqui" a passear nos meus "jardins de pensamentos"!

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. said...

O sul do Brasil, eu creio
Não ter um clima ideal
Às camélias. Ao quintal
Temos um pé, sempre cheio
De flores, porém o meio
Ou clima não a favorece
Abre a flor e logo fenece.
É bela um dia ao outro é feia
Pois fica preta e cheia
De defeitos que a envelhece.

Nosso pé de camélias vermelhas é uma decepção. Quero extirpá-lo e minha mulher não deixa. Acho que não vale a pena, pois a flor é bela por um dia apenas - no dia seguinte é horrível. Abra outra bela flor, maculada pela vizinha ao seu lado toda preta... Prefiro alamandas, azaleias e hortênsias que estão sempre belas. Abraço cordial. Laerte

bettips said...

As japoneiras nunca são decepção! Basta-lhes o brilho das folhas... mas sei que estas árvores requerem solos ácidos e húmidos. Em Portugal e em diversas zonas dão-se bem. A flor é bela enquanto dure, nem que seja um dia. Mas percebo que se prefiram as flores mais vistosas. Obg pelo comentário, era um post sobre a beleza e não sobre a "decepção". Cumprimentos

M. said...

Esta colecção belíssima até o meu olfacto provocou. :-))