Thursday 29 April 2021

Porto - Foz

As regulares idas à Foz, entre a inquietude de consultas e o apreciar das casas e ambientes. Tenho a certeza que está, agora, diferente: passei lá há dias e vi tantas construções novas mas não tirei fotografias. Clínicas disto e daquilo, alojamentos locais e eventuais, hotéis...

São lugares de paraíso. Aliás, desde pequena menina, era também no Molhe e Castelo do Queijo que se "andava na praia". Há muitos anos, estive alguns meses por ali, a mostrar um andar do meu ex-patrão que estava à venda. Na altura diziam "custar 100 mil contos"! Conheci muita gente e ouvi muitas conversas diferentes e curiosas: luxo. Mas o que me prendeu ao sítio - e era apenas um 2º andar -  era olhar em frente pela varanda e só ver mar e céu. E uma araucária!


Uma das ruas paralelas ao mar, com as suas árvores centenárias e as ruínas de casas, tão lindas


O Molhe e a estátua monumento ao Lobo do Mar, que tantas recordações me trazem


A história desta casa é quase burlesca. Foi mandada construir em 1910. Chamada a "Casa do Relógio", há bastante informação na internet sobre quem conseguiu fotografá-la por dentro e porque sofreu outras vicissitudes, nomeadamente vandalizada e esvaziada de todo o recheio e ornamentos. No registo do património consta "sem protecção legal".


Na Avenida da Boavista, o reverso da medalha, que iria ser inaugurado nesse ano (???)

Ficam falados os extrêmos do meu descontentamento.


No comments: