Friday, 9 July 2021

Semana de Alentejo (mais profundo) I

As repetições são, talvez, inevitáveis. Tanta paisagem... ora de manhã, ora de tarde! E a posição do sol dá uma outra claridade, cambiantes diferentes, às terras e seus pertences. Mas para já anoitece e vai-se à chamada "capital do mármore", Vila Viçosa. Por lá se tinha passado há uma vintena de anos.

A estátua é do Prof. Bento de Jesus Caraça (1901-1048). Na base as palavras escritas são eloquentes:

 "Se não receio o erro é porque estou sempre pronto a corrigi-lo". Da biografia deste homem e professor, matemático notável, há inúmeras referências. Pelas datas e pormenores da história de vida, se entende o que teria passado no período tenebroso de Salazar. Um dos livros que escreveu foi "A cultura integral do indivíduo" e o título diz de uma filosofia de vida que nunca o abandonou. Por curiosidade e enquanto andava a ver o seu percurso da época, aqui reflicto uma frase estúpida que encontrei: ..."pessoa importante em ideologias e outras áreas...". Como é redutor limitar-se a informação!



 

E perco-me em pensamentos de enxurrada: o antigo convento de S. Paulo, ali banhado pelo dourado do fim de tarde


Foi abrigo de monges eremitas a partir do séc. XIV. Chamou-se "Convento de S.Paulo" e mais tarde Convento de Nª Snrª do Amparo. Com a extinção das ordens religiosas, passou por outras diversas mãos. No início do séc. XX foi comprado e ali funcionou uma fábrica de refinação de azeite e moagem. E como acontece "ENE" vezes em que recordo lugares por onde passei... a informação mais recente é que irá dar lugar a um grandioso hotel de luxo com resort e royal no nome. 

Lembro-me de um dito antigo: "Pobretes mas alegretes".

Nas esquinas do tempo nos quedamos...
relembrando o cheiro doce das tílias

e o tom da noite, com uma unha de Lua-vaga.



1 comment:

M. said...

Subo as escadas contigo, ainda que um pouco manca.