Saturday 21 August 2021

Pateira de Fermentelos

Andando pelos arquivos de apenas uma década e tal, apercebo-me que muito se passeou, acima e abaixo, aos acasos... Ainda BEM!!!  São das poucas coisas de que não me arrependo e não mudaria na minha vida: as viagens. Ou "mudaria", acrescentando-as!

Lembro-me que esta foi uma escolha fora do normal, acho que se encontrou uma promoção "leve dois, pague um", e não se conhecia a zona da Pateira de Fermentelos. No antigamente, passava-se por Águeda ao fazer Porto/Lisboa e nunca mais se lá parou ou passou. Aquela parte entre o Rio Vouga e Serra do Caramulo é muito verde e apelativa.

Uma grande lagoa natural, antes da confluência do rio Cértima com o Águeda, é uma zona húmida classificada, de grande interesse ecológico. Foi um gosto ficar e andar por lá. Uns poucos dias cheios de beleza e paisagens translúcidas.

O anil entrando pelos olhos em sossego
O ensopado de enguias, tão saboroso


Os recantos dos corredores, lembrando "Tempus Fugit"

Uma piscina de calma virada ao sol


E eu, que gosto pouco destas manifestações de "folclore", gostei muito deste rancho de gente, crescidos e miúdos, que estavam vestidos de roupas coloridas a preceito, dos pescadores e das varinas, da canastra que me lembrou outros tempos em que eu própria brincava às vareiras...


No comments: