Sunday 20 February 2022

Curia

Tivemos uma oferta de última hora: um "voucher" para uma noite num hotel, na Curia. Com a ideia de que íamos continuar depois para Lisboa, aproveitou-se.

Aldeia numa zona bonita, cheia de verdes parques e matas, com o Buçaco ao longe. As termas são conhecidas desde o tempo dos Romanos, lugar a que chamavam Aqua Curiva. A Curia teve um grande desenvolvimento, pela afluência às termas, nos inícios do séc. XX. Havia muitas pensões e hospedarias para se "ir a águas". Lembro-me que um dos meus patrões dos anos 70/80 ia sempre para ali. Foi, aliás, por um quadro superior, a mim, que soube da existência das Termas de Monfortinho que iria visitar décadas mais tarde. Que tempos...



Nestas minhas despretensiosas viagens pela memória e a beleza, por vezes encontro referências a "outras pessoas de blogs" com estas curiosidades explicadas, por quem sabe. Neste caso, diz-se que esta casa-chalet de várias interpretações arquitectónicas foi mandada construir por um torna-viagem da Venezuela.
 Os "grandes hotéis" de então são agora fáceis de identificar... pelos nomes estrangeirados, pelos spas e campos de golf. Mas nessa ocasião, eram poucos e de nomes simples, que facilmente se baralhavam. Assim se foi ter, por engano, a um belo exemplar Arte Nova (que agora é Palace com spa e golf) a que não se resistiu fotografar, frontaria e jardim.



 
"Pois que não era ali..."

Pelo que se descobriu mais adiante, com um ar mais discreto e abandonado, o "nosso" destino.




Alguma desilusão pelo ambiente "decadente" do interior, tivemos a sorte dos quartos serem enormes e podermos escolher as vistas. As poucas pessoas eram prestáveis: da vez que se tomou banho e a torneira avariou!!!, foi-nos facultado um roupão e um passeio pelos longos corredores, até encontrar uma torneira a funcionar. Há até que achar piada quando acabamos por resolver as situações.

O outro dia estava menos chuvoso embora com as nuvens a enegrecer o horizonte.



Há agora tudo o que por dentro do hotel se desfrutou, sem ver ninguém!



No comments: