Tuesday 15 March 2022

O'RREIS - Jan. 2010

Há uma coisa, entre muitas outras..., que adoro fazer: dar presentes. Organizar, escolher, pensar na pessoa a quem se dirige, ver a admiração de quem recebe. Raramente comprava qualquer coisa à toa: tudo preparado como uma boa - amizade, reconhecimento, simpatia, amor - mensagem, de mim para alguém. Recordo-me de tantas coisas que às vezes pesam mesmo. Como, em férias fora de casa, comprar uma mão cheia de postais e sentar-me a escrevê-los, desde à família, às minhas amigas, à empregada de limpeza, à modista que me acompanhou a infância. Para os mais próximos, levar pequenas coisas que imaginava. Era mesmo um gosto, nunca para "mostrar" o que fazia mas, evidentemente, partilhar os lugares e o prazer dos sítios. E também os escolhia, ou paisagens, ou igrejas ou tradições, conforme as pessoas a que se destinavam.

Era a festa que se fazia em dia de Reis, ou próximo da data. Os nossos três filhos fazem anos em Janeiro e por isso juntávamos as datas numa só celebração. Em casa de uma amiga, filhos, família, conhecidos, todos se juntavam com alegria. Durante anos conservamos essa tradição. Estas imagens são de 2010 mas há mais antigas, anos 90, e mais modernas. Todas estas coisas se cultivam. Ou não.

E relacionados com a minha disponibilidade na ocasião e afecto pelos casais que se foram formando, aqui estão os presentes e postais desse ano, que recordo com um certo alvoroço. É curioso que não me lembro do que nos deram, algum livro...




O dia estava límpido, lembro a árvore e os horizontes da janela. Do ambiente alegre, alguns olhares.



Em outros anos irei fotografar petiscos da época e outras vistas.

1 comment:

M. said...

Se calhar não te lembras do que te deram por para ti ser mais importante o que lhes tinhas oferecido. Ou então, porque não acertaram nos teus gostos... (being ironic, love)