Monday 1 August 2022

O ano 2010 X

Aproveitando a aldeia e a companhia. Mais uma saída, à Serra e Mata do Bussaco. Paisagem protegida, caminhos misteriosos, de muitas águas e verdes. Erigido ali o Convento de Santa Cruz pela Ordem dos Carmelitas Descalços no séc. XVII, foi parcialmente demolido restando apenas a Igreja. No lugar do antigo convento, foi mandado construir pelo rei D. Carlos I (entre 1888 e 1907) um maravilhoso Palácio, que se diz ser um dos mais bonitos do mundo. Tanta a reinação de vários estilos misturados dá-lhe personalidade única, sim. É  um hotel de cinco estrelas, com os seus pormenores luxuosos de fim de século. Lá dentro não se entrou mas andou-se à volta, nos jardins e caminhos sombreados.

Notando os pormenores







Uma colecção de painéis de azulejos azuis com a representação da saga dos Descobrimentos, de  pormenores como pinturas, e cercaduras coloridas Arte Nova.







De alguns percursos se terá feito a caminhada mas, essencialmente, admirámos as árvores, as formas delas e os musgos de verde intenso


Estamos habituados a passar na autoestrada e a olhar de longe sítios que nos chamam as memórias de lá ter estado: Caramulo, Luso/Bussaco, Leiria, Ourém, Santarém. É muito triste saber, ter lido depois que, por ali tão perto e mesmo em parte da mata, ocorreram incêndios em 2014, 2016 e 2019. Estando na cidade e com as notícias dispersas, a noção do que se vai tendo é que mãos criminosas vão destruindo sistematicamente lugares que resistiam há séculos.

 


2 comments:

M. said...

... e os piqueniques da juventude na frescura da mata.

M. said...

... e os picnics na frescura da mata.