Saturday 18 March 2023

Outubro na praia

Com os milhares de imagens que me vão surgindo ao longo dos anos, e tantas vezes vou aos mesmo sítios, só por um acaso não repetirei as ideias e os lugares. Desta vez, penso que devem mesmo estar em qualquer outro lado e, para o descobrir, se quisesse fazer o "meu livro de memórias" ou os meus escritossoltos, teria de arranjar uma secretária, em forma de pessoa, que me escolhesse as divagações. Além de passear - ainda - algumas terras sonhadas, gostava de fazer um livro de viagens: isto, penso eu, no caso acaso impossível de alguma vez me sair a sorte grande.

Era meados de Outubro e o tempo estava límpido.

As marés vivas de Setembro teriam chegado perto dos passadiços da praia e notavam-se os destroços das madeiras e as pedras arremessadas, bem como o lugar escavado onde tinham chegado as ondas bravas. Mas mais acima podia-se andar e olhar a imensidão do areal


Ao longe Viana do Castelo e o Monte de Santa Luzia
Aqueles bocados de mar e de rochas são muito diferentes, li algures que são sedimentos que remontam a muitos milhares de anos: eu adoro aquelas formas, aquelas fugas de rochedos transversais, as poças de água cristalina e a sua vida marinha

E, sempre, o sossego! Horizonte sem mácula.


No comments: