Saturday 23 September 2023

10 dias - Sintra/Lisboa VI

E lá se vai para o, também, "grande objectivo": Sintra e o Castelo da Pena. Como sinto ao olhar agora que poderia estar "com os copos" de pura alegria!... Cada passo, cada imagem, cada ângulo. Inebriada ou toldada pela felicidade. Ou seja, imaginei há tanto tempo ver inúmeras coisas ao vivo, (por exemplo a "Guernica", "O Beijo" - Klint e Rodin - alguns quadros de Van Gogh ou "Os nenúfares" de Monet), que em presença física algo se (me)descola do espírito e fica a vogar num recôndito lugar interior, ansioso, vibrante mas contudo calmo. Como se, eu conhecendo-as antes, as coisas me reconhecessem depois.

Tantas visões maravilhosas, apocalípticas, abrangentes ou de pormenores, que é impossível dar-lhes uma ordem. Assim alinho as generalidades e reparto, por lotes objectivos, as singulares vistas que me surpreenderam.

A paisagem de Sintra, estes palácios e recantos são, desde 1995, considerados Património Mundial da Humanidade, pela Unesco. Primeiro tendo sido ali erigida uma capela no séc. XII, depois construído um mosteiro, a ruína chegou-lhe com o terramoto de 1775. Só o rei consorte da Rainha D. Maria II, o rei D. Fernando II, se interessou em 1836 ???, por um projecto romântico e megalómano. Um homem culto, de ascendência alemã, resolveu implantar ali o seu Castelo de Sonho e de veraneio. Todos os pormenores podem ser vistos, tanto na wikipédia como na empresa que gere os parques e os interesses da região.

A mim, interessa-me a Beleza, o caminho para ela e o chegar a ela.

Na estrada, vislumbrando creio que Monserrate e depois a Quinta da Regaleira
Na encantatória penumbra verde das estradas de Sintra
No chegar, lembro-me de tanta multidão e tantos caminhos que foi difícil fazer uma visita à medida do meu querer, menos turística e mais solitária. Olhando muda, como o gato.








Ah... nem sequer se entrou no Palácio para ver as reinações reais. O parque todo, segundo percebi, tem 200 hectares de área: que veria eu dentro dos quartos e salas? Verifico nas descrições que haveria milhares de cerâmicas, mobílias, estofos, pinturas, sei lá que mais, para observar demoradamente. Mas  teria de escolher, "de maneira que" preferindo ver outros pormenores-à-solta.

 

No comments: