Thursday 19 October 2023

10 dias Sintra/Lisboa XVI e Mafra

Dia do regresso, ainda olhando o mar e projectando uma passagem por Mafra, para encontro de amigas e as voltinhas correspondentes. Não são muitos mas há lugares para onde ia se pudesse: já e sem hesitar: este é um deles.


Chegar a Mafra e ver o "bolo-convento". Eu, por acaso, gosto dele, da arquirectura maciça. E toda a história que ele tem e conta.

Perto de casa da amiga e almoço de "favas contadas" pois foi ela que nos levou ao sítio certo para comer um almoço bem tradicional e de sabor autêntico

Pelas ruas da chamada "vila velha", um passeio com história e pormenores antigos





(hoje, Outubro 2023, ia apostar que nada está assim e os alojamentos "rurais" e para eventos, se multiplicaram...)

A Igreja de Stº André, do reinado de D. Dinis, séc. XIV, uma beleza gótica, serena e iluminada







Mafra é um lugar bonito! Tem prédios modernos e antigos, largos airosos, casas velhas e lugares inabitados e sujos. Mas para mim tem um encanto especial, precisamente pela miscelânea de aldeia-vila-cidade, com lugares perto "da terra". E tantos aspectos que, através destes anos, os amigos me deram a ver.
Por exemplo, este friso superior da janela de casa abandonada,
e outras


Voltou-se ao núcleo, o enorme largo do Convento e apontamentos das casas, as diversas cores de ferrugem dos tempos antigos.




E foi-se o dia... Pela estrada, um desfile de carros potentes, Porsches de todas as cores, no que parecia um passeio quase ecológico: iam em grupo mas devagar.



Bem, gosto muito dos desportivos mas preferia... um Porsche Cayenne!

Adiante... são vôos largos e inconsequentes.


Chega-se do dia e viagem longos, pelas 9 e tal da noite.


2 comments:

Anonymous said...

Olá bettips! Há quanto tempo! Sou a Isabel . Lembro com saudade o jantar na praia das maçãs. Hoje, nem sei porquê, procurei por ti e vejo-te um Mafra. A minha mãe passou a infância no convento, onde viveu pois o meu avô era militar. Mantenho uma casa em Cascais mas vivo no campo, numa casa pequenina com galinhas, patos e gansos. Como vais? Beijinhos e saudades

Anonymous said...

Nem sei como me encontraste! Respondo-te aqui, que ontem por acaso vi o teu comentário de "Isabelua". Mandei-te um mail (pelo antigo endereço que tenho do Yahoo?) mas não sei se utilizas esta forma de correio. Desejo que estejas com saúde e feliz. Mando abraços para ti e o teu caro companheiro, com o nome do meu. Eu não me esqueço de (quase)nada, nem do bem nem do mal. Por isso estarás ainda há muitos anos na minha boa memória. Bettips