Friday 1 December 2023

Férias no Meco VII - Quinta da Bacalhôa

... não vou conseguir sistematizar, por temas ou lugares, esta dissertação da memória e escolha de fotos pela quinta toda, e tantos cantos diferentes. E eu andando...

Começo por um armário de interior que agora encontrei neste lote e, já na ocasião, me encantou e "significou". Passadas tantas mágoas, em nós e na região a que se refere, tudo se conjuga para que o coloque em primeiro lugar. Pela Paz, pelo Sol, pelos homens e a terra sangrando, pela esperança que acabem de acontecer os mortos, os feridos e os orfãos: 

"Os Quatro Elementos e uma vista de Jerusalém":


As estátuas, objectos e as pinturas do interior por onde se foi andando:







Preciosidades nas varandas abertas ao sol

Suponho ser "O Rapto de Europa", em azulejos antigos... tal como uma pintura que existe e eu já vi, mas onde? Não serei capaz de a encontrar...
Aqui "Susana e os Velhos" surpreendida no banho,  séc. XVI???, um painel de azulejos onde me detive, achei-lhe imensa graça em todos os pormenores, o ar cúpido dos velhos, o espanto de Susana, até os pezinhos na água da piscina







Algumas palavras e sentimentos tão em desuso, agora: que lindo achei vê-los postos no beiral das portas sobre estes azulejos! Como se se entrasse nas salas dessas virtudes...



Temperança, Prudência, Probidade, Honradez... Lembro-me de tantas, tão ignoradas nos dias de hoje!



1 comment:

Anonymous said...

Vim de baixo. Continua o meu apreço por tanta beleza antiga. M