Saturday, 20 January 2024

Praia da Amorosa 2011 IX - Serra do Soajo

Como me comovo quando (desf)olho as fotografias destas paisagens e tenho o privilégio de as ter visto (e guardado)! E muito mais me surge agora na curiosidade de "marcar" a presença destes lugares e chamá-los pelo nome. Tenho pena de não ter podido apontar/legendar, ou durante ou à chegada, certamente há 13 anos teria menos tempo ou atenção a pormenores. Por exemplo: se tirasse fotografias aos velhos marcos de estrada era mais fácil seguir a sua numeração e descobrir as designações de tantas pequenas terras e afloramentos ao longe. 

Mesmo assim, neste percurso que fizemos entre as serras do Soajo e Lindoso, estou há horas a tentar encontrar o caminho: são apenas mais ou menos 18km entre elas.

Eis-nos portanto saindo do verde para as penedias





O "Limazinho" a fazer acenos azuis na paisagem

E aqui, ao olhar este largo de casas ensolaradas entre os montes cinzentos e agrestes, me lembrei das brandas e inverneiras (entre Outubro e Março), da transumância das gentes e do gado para as pastagens mais viçosas
Infelizmente, a passagem por estes vestígios do fogo na encosta que só poupou as pedras
 


Ao reviver estas fotos antigas encontrei um cardenho! onde pernoitavam os pastores nas suas idas e vindas para os lugares mais apropriados para o gado, conforme as épocas do ano

E as águas... e caminhos não percorridos, embora a apetência de os descobrir fosse grande...

 Chegando à comunidade, à aldeia

A vista destes belos exemplares conservados, dos espigueiros onde se guardavam as maçarocas de milho. Onde aprendi que os suportes em pedra, ao alto, e as lajes redondas de apoio, serviam para evitar a subida dos ratos, as aberturas para arejar e não deixar os cereais ganhar humidade. Alguns estão ali desde o séc. XVIII e XIX. As eiras eram comunitárias, a Eira da Laje e a Eira do Penedo, perfeitamente visíveis na caminhada que se fez entre elas. Ainda bem que foram conservados e, ao que sei, objecto de restauro, é uma surpresa encontrá-los!


A elegância na paisagem, fiquei encantada por passear entre eles







Encontros...

... e adeuses para outras paragens.


                                                                                                                                                                                                                                                      

No comments: