Friday 19 April 2024

INTERVALO para palavras do livro "Verdes Moradas"

Estas pesquisas e empréstimos da Biblioteca pública trazem muitas vezes algumas boas surpresas. Este livro chama-se "Verdes Moradas", da Editora Sistema Solar, edição de 2015. Uma viagem nas florestas selvagens da Guiana, tem tudo a ver com a Natureza e está descrito de uma forma poética. O livro é antigo, o autor é William Henry Hudson  (1841-1922), um escritor, naturalista e ornitológico. A capa mostra uma pintura de Cézanne. Sendo um dos pintores de que gosto, lá fui descobrir a obra: "Large trees at Jas de Bouffan", 1887, um parque em Aix-en-Provence. Espero não incorrer em faltas de "direitos de autor" ou outros, isto é para mim apenas um belo entretimento, entretecido.  Dos muitos relatos, este para não o esquecer:

"...E no mais aberto recanto desse espaço tão aberto, parecendo aos nossos olhos suspensa de coisa nenhuma, a flecha de luz revela um emaranhado de brilhantes fios de prata, a teia de uma enorme aranha das árvores. Estes fios, que parecem tão distantes e todavia eram clara e distintamente visíveis, recordaram-me que o artista humano só é capaz de reproduzir as distâncias horizontais... Mas a Natureza, pelo contrário, produz os seus efeitos ao acaso e parece acentuar a ilusão maravilhosa, graças somente a um profusão infinita de motivos em que ela se revela e ligando uma árvore a outra árvore com um emaranhado de lianas semelhantes a anacondas. E esta teia de robustos cabos permite o aparecimento de outras muito mais pequenas e frágeis, as teias aéreas de fibras semelhantes a cabelos, que vibram com o sopro do vento provocado pela asa do insecto que passa."

E daí, e daí... Fui atrás da heroína descrita no livro, Rima: e encontro um baixo relevo no Hyde Park, erigido em 1925, um "bird sanctuary", precisamente a homenagear este autor e a sua obra.

Terei fotografias de recantos que aqui caberiam na descrição mas não os vou procurar: hão-de surgir.

 


1 comment:

M. said...

E lá fui eu procurar o quadro de Cézanne e lembrar Aix-en-Provence no meu Silêncio do Tempo. Bela cidade ela é.