Sunday, 12 October 2025

Foz do Arelho/Peniche 2012

Ainda olhando a bela paisagem na Foz do Arelho, antes de sair para Peniche. As brumas sobre a Lagoa de Óbidos quando preguiçosamente se abre ao mar, na "Aberta" como lhe chamam. Felizmente tenho uma das minhas conhecidas antigas que quase todas as semanas coloca fotografias deste lugar! Vi, de longe e pelo caminho, flamingos mas não deu para os fotografar.


O caminho das flores humildes entre as pequena hastes de videira

E que praia? Sem apontar já não sei...

Lembro-me perfeitamente da primeira vez que fomos a Peniche, com um dos amigos que desapareceu no tempo e no modo (o Rui). Fomos a um tasco comer caldeirada. Portanto, atrás dessa recordação saborosa se foi. Almoço de sopa de peixe e ovas, mais a caldeirada. 

Num painel da cidade está em azulejo a lembrança dos presos políticos no Forte de Peniche. Anos e anos de ditadura e prisões, mortes e sofrimento, fugas e esperanças. Apenas em 2017 foi criado o Museu Nacional da Resistência e Liberdade, 

e, por isso, não o pudemos visitar mas lembrámos vivamente o que sabíamos.

As rendas de bilros na herança da cidade, em estátua bonita. Já calculava o que acontecia mas fui verificar: há registos muito antigos desta arte, os homens na pesca, dias e noites, as mulheres à porta a fazer renda que vendiam e cujo valor juntavam ao parco orçamento familiar.


E o resto do tempo foi a andar pelas ruas e praias diversas...

Lembrança de igreja à entrada de Óbidos onde parámos há muitos anos e que achamos muito original pela sua planta circular. Está agora bem requalificada e chama-se Santuário do Senhor Jesus da Pedra.


E foi tempo de chegar à visão do fim de dia sobre a Foz.


No comments: