Johannes Vermeer (1632-1675), o das cenas domésticas e interiores delicados, telas pequenas e cheias de luz
"The Milkmaid", 1660, com o branco do leite quase escorrendo sob os nossos olhos ...
"Woman Reading a Lettrer", c. 1663
"The Love Letter", c.1669
Peter de Hooch (1629-1683)
Trabalhou alguns anos em Delft, ao mesmo tempo que Vermeer. Fascinados ambos pela luz, as várias perspectivas do espaço desdobrado. Diria até que com uma fixação "em cartas", visto que recorrem ambos a esse momento da chegada "do correio". A este pintor até lhe acho uma certa graça, com as cores vivas, o chão, os vários aposentos e o horizonte da rua e canal.
"Woman With a Child in a Pantry" c.1656
"Man Handling a Letter to a Woman in the Entrance Hall of a House", não poderia tê-lo descrito melhor! O mensageiro respeitoso, o cão, ao fundo a criança e o canal.
Detive-me neste pintor, Jan Havicksz Steen (1625-1679), que muitas vezes se incluía nas suas pinturas, geralmente em figuras cómicas! Realmente aqui neste auto-retrato (1670) tem um ar algo prazenteiro.
Logo as sequências abaixo, às quais achei muita piada, especialmente por representarem cenas com gente anónima, algumas bem vívidas, e pelo seu aspecto educativo. Pois nos quadros tem notas escritas sobre o moralismo que quer representar...
"The Marry Family", 1668
A nota no quadro "As the old sing, so shall the young twitter", ou melhor dizendo:
"o que será das crianças se os seus pais derem o mau exemplo?"
Alguns quadros tinham painéis interpretativos, com os personagens e as representações.
"O Padeiro e a Mulher" (devidamente identificados com os nomes), 1658
"Prince Day" c. 1660, uma festa do aniversário do rei, com pormenores bem humorados!
"Girl in a Large Hat" c.1650, uma beleza fresca! Seria quadro para ser colocado acima dos nossos olhos pois, como explicava a nota descritiva, o olhar dela incide para nós, de cima.
"A Young Woman Warming her Hands over a Brazier", c. 1644
Moyses van Wtenbrouck (C.1600-1647), o quadro "The finding of Moises", c. 1625, onde tudo se vê menos a cena bíblica do encontro de Moisés nos canaviais.
Poderia ser uma forma de ultrapassar "o nu" em flamengo... que em Itália era tão comum, apesar da censura e Inquisição.
Assim como neste, "The Expulsion from Paradise" c. 1646, de Cornelis van Poelenburch (1594-1667)
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