Monday 23 July 2018

Escher - ILUSÕES II

Das metamorfoses e ilustrações sistemáticas que se vão modificando, um painel como a vida. Um prodígio quando me apercebo que Escher escava no tempo, na "terra" imaginativa, cerebral, e a apresenta plana e horizontal, como se dum esquema se tratasse. Penso que, no meu subconsciente, está o gosto pelas camadas sucessivas das civilizações, pela arqueologia, pela transformação que o tempo sempre traz.






"Another world II" e é assim, como se espreitássemos as estrelas!

Chama-lhe "Relativity", a este



Brinca-se e entra-se na galeria

aproximando-nos...
desejamos que os anos sejam leves
Esta, uma revista de 1951

Muitos artistas, publicitários e outros, aproveitaram as visões de Escher criando as suas próprias figuras: enigmático "Beijo"





A minha mente, em sobrepostas esferas e curvas, e os planos que encontrei, afastando uma cortina e espreitando apenas a realidade!


Mas estas imagens truncadas, foram as que mais me impressionaram, pelo que dizem das fracções de que todos somos feitos,


como um jogo de espelhos, infinito, até sermos apenas uma sugestão de ave-asa
Despeço-me de Escher cheia de ângulos e planos, como se viesse de outra galáxia...


No comments: