Terras com nomes alegres, estranhos os sons para a língua que conhecemos. Chegada ao norte da ilha, à Gorreana, fábrica de chá muito antiga (1883) e muito artesanal. Andavam a colher as folhas, nos maciços muito bem arranjados, aparados, paralelos. Embora soubesse que algumas das minhas adoradas camélias estão destinadas/tratadas para esse fim, eu nunca tinha estado perto de uma planta do chá: a camellia sinensis!
Ou tinha e não sabia...
A história do chá é muito interessante, começou na China há mais de cinco mil anos; na época dos Descobrimentos trouxemo-lo para a Europa. Actualmente é uma bebida que se tornou "moderna" e ligada a um culto cheio de rituais e acessórios sofisticados.
E íamos ter a sorte de passar na parte mais estreita da ilha: onde se vislumbra o Norte e o Sul, e é impressionante lembrar a visão das duas margens no único lugar em que se vê que a ilha é como um bicho acachapado no mar.
Dentro do autocarro enquanto andava, as fotografias possíveis, tric tric... em alguma recordaria a imagem!
Descida/subida para a Lagoa das Sete Cidades. Custa a crer, na placidez da paisagem, que aquele foi/é o maior vulcão do Atlântico. Geminadas por história, lendas, 7 bispos, 7 cidades, 7 vulcões. Ou, muito mais bela e romântica, a princesa de olhos azuis e o pastor de olhos verdes choraram, separados pelas conveniências... e fizeram aquela maravilha de pintura a duas cores.
Tudo o que vi em cada olhar e que, para mim, não é igual.
Do Miradouro do Rei (esteve lá D. Carlos e a D. Amélia em 1901), sem que com aquela luz frouxa eu pudesse verificar as duas cores. Mas acredito!
Em algum sítio terei ??? uma visão do Hotel Monte Palace. Fui rever as notícias. Um hotel de muitas estrelas, num lugar de privilégio, aberto em 1989, com mais de 100 empregados, que nem 2 anos funcionou: não há nomes pessoais... apenas a indicação que foi a maior burla do século. Depois disso, todo o recheio foi completamente saqueado. Li que há um projecto para uma reabertura agora que o luxo voltou a estar na moda dos "podres de ricos".
No comments:
Post a Comment