Férias em apartamento na Lagoa de Santo André e respectivos passeios.
Mas antes, a passagem por Lisboa, onde sempre tenho gente para visitar e coisas imaginadas que ver.
A Praça do Martim Moniz com a sua "marca" do Castelo. Entre prédios, a beleza da estrutura nua dos arcos do Convento do Carmo.
Há um sol-mel quase líquido a escorrer pelas escadinhas
O Miradouro da Graça tão airoso!
Andando pelo anoitecer, o Elevador de Santa Justa, como uma vela de luz acesa
Ou antes ou depois... anotações de viagem, uma porta Arte Nova deliciosa
Aqui parei, em espanto pela fachada tão rebuscada e o abandono. Fui procurar o quê. Do antigamente Palacete do Chafariz d'El-Rei, a arquitecura Arte Nova brasileira, na moda em fins do séc. XIX.
O chafariz era público, aproveitando a água "boa" das encostas de Alfama, séc. XIII. Tinha 9 bicas para a população em geral e os mareantes. Pela confusão que se estabelecia à época, foi "dividido": "uma torneira para os negros forros, outra para moiros das galés, outra para as moças brancas, outra para os homens brancos, outra para as índias, negras, escravas e lacaios."
Sem querer ser exaustiva nestas ideias da decadência do património - e como seria reconstruir a expensas do Estado? - é agora uma boutique/hotel. Andei a ver na wiki o luxuriante interior recuperado, fiquei abismada!
O velho Palácio dos Condes de Coculim: reconstruído após o terramoto de 1755.
Nesta curiosidade que me ataca, com o tempo após passeios, cheguei à informação que este foi um título de nobreza criado por D. Afonso VI, em 1666, para "o conde" em questão pelos serviços prestados?, nome derivado de uma ilha, Salsete, na Índia, território português entre 1534 e 1737.
Foi... Companhia Portuguesa de Encerados Florentino. Ora essa! com tantas voltas da história, ainda conserva o brasão de armas dos "Mascarenhas", whoever they are.
A minha recente descoberta agora é que é um luxuoso hotel de tantas estrelas e que, nas escavações para a recuperação, se encontraram os traços da permanência dos fenícios (inscrição funerária do séc. VII A.C), romanos e mouros.
Parte das escavações foi conservada e está visível para os "utentes"- tenho é que pagar mais de 50 euros por cada estrela se lá quiser pernoitar!
A Casa dos Bicos, "antes de". Foi precisamente criada a Fundação José Saramago nesse ano, Junho 2007. Em boa hora!A Igreja de Nª Srª da Conceição Velha
Impossível não recordar "o impossível" neste canto: "meter o Rossio na Betesga"!
No comments:
Post a Comment