Tuesday 22 December 2020

Em Tavira

A acreditar nos meus apontamentos fotográficos, esta foi a primeira vez que se "esteve" umas horas, ou seja, da noite para o dia incluindo um passeio pela grande manhã, em Tavira. Haveremos de voltar muitas vezes e, de todas elas, me há-de encantar o lugar, o rio, a ria, as águas - há um lugar que se chama Quatro Águas e são mesmo! -, um afecto que foi vislumbrado e nos foi crescendo e acrescentado com os anos. 

O que preciso, apenas limpeza e simplicidade, uma varanda com vista...



Já fora, descobrindo os sinais antigos, este numa parede da capela humilde de Santa Ana

Até podem existir noutros lados mas estas flores chamam-se para mim, como sinos de sol! "Algarve com alegria"



Começando a (a)notar as platibandas das casas antigas

Tavira possui reminiscências da passagem dos Fenícios! Desta vez não se irá pelas escavações e descobertas; mas fica "pendente". A cidade foi conquistada aos Mouros em 1242, por D. Paio Peres Correia. Entretanto, este é o Convento de Nª Srª da Graça, transformado em Pousada. Aqui mesmo irei ver. mais adiante no tempo, as escavações e as camadas dos povoamentos. 




Igreja de Santa Maria do Castelo, séc. XII, que se pensa ter sido edificada sobre uma antiga mesquita.

Andei à volta dos pórticos e dos seus símbolos, tão interessantes.


E aqui está, deixado para ver... o que eu penso das pichagens: o tipo que aqui escreveu, com um balde de cal e uma brocha, faria um bom trabalho de reconstrução, em vez de andar a pintar "merdas".

A ver uma parte do Castelo e muralhas,

Vou espreitar mais dentro!


1 comment:

Alberto Oliveira said...

Gracias pela "boleia" fotográfica de Tavira, uma cidade muito simpática . Votos de um 2021 melhor que este que se está a finar. Abraços nossos. (Alberto "Legível")