Um dia mais, de passeio, em Lisboa.
Resolveu-se ir "fora das antigas muralhas". Entretanto, o caminho com M. foi-se fazendo pelas esquinas e largos da cidade. Pela Feira da Ladra, Campo de Santa Clara, que tanta curiosidade tinha de ver agora e onde estive de passagem há muitos, muitos anos.
Monsaraz conheço, o conde é que não! Os abastados sempre tiveram "outras oportunidades" e títulos.De que tempos serão estes espantos que nos questionam? Como hoje?
D. Afonso Henriques fez um voto "se tomasse a cidade de Lisboa aos Mouros construiria um mosteiro" fora das muralhas: 1147. Tempos passados e outros interesses, viriam a fazer sobrepor ali algo de mais grandioso. Variada e secular a história de construção, reconstrução, deste conjunto, a bela Igreja e Mosteiro de S. Vicente de Fora. Foi completamente reformado e ampliado pelo primeiro rei da dinastia espanhola em Portugal, Filipe I, que quis dar a grandeza das grandes obras régias espanholas. Donde lhe resulta uma mistura de estilos gótico, barroco e maneirista.
O solene e de sol pleno Pátio das Laranjeiras
Fiquei que tempos a sentir a calma deste terraço interior
São elegantes os ângulos da igreja, que nesse dia luminoso apontavam o azul
1 comment:
Que belas recordações me trazes hoje, tão bem encadeadas em imagens, pensamentos e palavras tuas, a cor a saltar do ecrã.
Post a Comment