Monday 25 October 2021

Estremoz III - Museu Berardo

Na cidade, um calor sufocante. E com manobras modernas de GPEsses, já não se consegue simplesmente olhar um mapa e chegar "a um sítio". Metade de mim é "papel"! Pelo que as voltas a pé são muitas vezes, já, penosas. Assim como andar por estas "tantas" fotografias aqui passadas, sem repetir os motivos. Digo para mim "tenho de me deixar de tirar fotografias a tudo", e ao ver as coisas esqueço-me! Sistematizá-las e escolhe-las em casa por sequência, local, dia, hora, reformulá-las em tamanho e pormenores escusados, é um trabalho e tanto, de olhos e cabeça..! 

Na praça principal tantas as igrejas eram que nem se entrou nem se lhes soube o nome. Apontamentos:





 

O Palácio dos Henriques do séc. XVIII (Palácio Tocha) é o edifício onde se reuniram "800 Anos de História do Azulejo". A maior colecção particular de azulejaria, no Museu Berardo Estremoz. O palácio que teria já azulejos da época, foi recuperado e enriquecido com mais de 4.500 peças do séc. XII ao séc. XXI. Uma cooperação feliz entre o Comendador José Berardo e a Câmara de Estremoz que nos permite uma visão espectacular e selectiva desta arte.



A entrada em mármore prometia escadarias... rés-do-chão e dois pisos. Não sendo senão uma apreciadora da arte dos azulejos, as cores, as formas, a proveniência, decidiu-se rapidamente ver o que estava à mão e subir de elevador ao 2º piso, começando a visita ao contrário. Dando menos relevância aos "azuis" e reparando nos outros, lendo algumas explicações, vendo o todo da belíssima casa, assim se viu a exposição.

Do piso 0, as origens islâmicas e outros, Itália, Flandres e Península Ibérica



Em baixo, o 2º azulejo da esquerda é um exemplar de Sevilha, dos inícios do séc. XVI. Não pude referenciar cada um e poucos alguns... são tantos! Fui registando a olho e a gosto. Em casa e com o folheto do museu, consolei-me ao encontrar outras informações avulsas; e a pensar no que de muito e importante me escapou!



A "Alegoria Eucarística" painel provavelmente recuperado de uma igreja


No comments: